Família Evangelizada Sociedade Feliz

Instituto da Mediunidade

“Cada templo espírita deve e precisa possuir a sua equipe de servidores da desobsessão, quando não seja destinada a socorrer as vítimas da desorientação espiritual que lhe rondam as portas, para defesa e conservação de si mesma.” André Luiz

(Desobsessão, cap. “Desobsessão”)

O que é o Instituto da Mediunidade?

O Instituto da Mediunidade é o responsável pela organização, orientação e acompanhamento das atividades e cursos mediúnicos da Casa Espírita, possuindo diversos Núcleos de Trabalho. Somente se vincula a este Instituto o trabalhador que esteja assiduamente participando dos cursos em um dos Institutos (da Criança, do Jovem, da Caridade, do Esclarecimento e Família, da Divulgação) e nas atividades práticas.

Objetivos específicos do Instituto da Mediunidade

1 - Estudar a ciência do magnetismo aliada ao Espiritismo

“Entre os seres pensantes há ligação que ainda não conheceis. O magnetismo é o piloto desta ciência, que mais tarde compreendereis melhor.”

(Allan Kardec. O Livro dos Espíritos, perg. 388)

2 - Manter o intercâmbio com o Plano Espiritual

“Sempre será possível abrir meios de comunicação entre vós outros e os planos que vos são invisíveis, mas não esqueçais de que as afinidades são leis fatais de reunião e integração nos reinos infinitos do Espírito! [...].

Se pretendeis o intercâmbio com os sábios, crescei no conhecimento, valorizai as experiências, intensificai as luzes do raciocínio! Se aguardais a companhia sublime dos santos, santificai-vos na luta da cada dia, porque as entidades angélicas não se mantêm insuladas nos júbilos celestes e trabalham também pelo aperfeiçoamento do mundo, esperando a vossa angelização! Se desejais a presença dos bons, tornai-vos bondosos por vossa vez! Sem afabilidade e doçura, sem compreensão fraternal e sem atitudes edificantes, não podereis entender os Espíritos afáveis e amigos, elevados e construtivos.”

(André Luiz. Missionários da luz, cap. 9)

3 - Desenvolver grande número de médiuns

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências.”

(Allan Kardec. Obras Póstumas, Segunda Parte, cap. “Projeto 1868”, item “Ensino espírita”)

4 - Formar equipes de servidores da desobsessão

“Cada templo espírita deve e precisa possuir a sua equipe de servidores da desobsessão, quando não seja destinada a socorrer as vítimas da desorientação espiritual que lhe rondam as portas, para defesa e conservação de si mesma.”

(André Luiz, Desobsessão, cap. “Desobsessão”)

5 - Propiciar meios adequados para o desenvolvimento da faculdade mediúnica

“Seu objetivo consiste em indicar os meios de desenvolvimento da faculdade mediúnica, tanto quanto o permitam as disposições de cada um, e, sobretudo, dirigir-lhe o emprego de modo útil, quando ela exista.”

(Allan Kardec. O Livro dos Médiuns, Introdução)

6 - Realizar palestras doutrinárias para pacientes em tratamento

“O processo de recuperação tem o seu curso, quando esse indivíduo consciente se liberta das paixões primitivas, alçando a mente e o coração aos nobres anseios e lutas de auto-aprimoramento.”

(Joanna de Ângelis. Desperte e seja feliz, cap. 23)

7 - Manter tratamentos fluidoterápicos e a água fluidificada

“A água é dos corpos mais simples e receptivos da Terra. É como que a base pura, em que a medicação do Céu pode ser impressa, através de recursos substanciais de assistência ao corpo e à alma [...]. Se desejas, portanto, o concurso dos Amigos Espirituais, na solução de tuas necessidades físico-psíquicas ou nos problemas de saúde e equilíbrio dos companheiros, coloca o teu recipiente de água cristalina à frente de tuas orações, espera e confia.”

(Emmanuel. Segue-me, cap. “A água fluída”)

8 - Manter equipes de vibração

“Pelo pensamento podeis levar-lhe uma salutar corrente fluídica, cuja força estará na razão de vossa intenção, aumentada pelo número. Por tal meio podereis neutralizar o mau fluido que a envolve. Fazei isto: tende fé em Deus e esperai.”

(Revista Espírita, Jan. 1863, p. 5)

9 - Recepcionar, entrevistar e encaminhar pacientes para tratamento

“Os médiuns, como elementos de ligação entre a vida espiritual e o plano físico, serão sempre solicitados a dar uma palavra orientadora nas questões multiformes que afetam as pessoas que os procuram.”

(Emmanuel/André Luiz. Estude e viva, cap. 31)

E como formar Médiuns?

A Escola de Médiuns é a responsável pelos cursos mediúnicos da Casa Espírita. É importante lembrar que qualquer aluno desta escola deve ter cursado o Ciclo Introdutório e estar cursando o Ciclo de Especialização da Escola de Estudos Espíritas e ser um trabalhador das atividades de assistência da Casa Espírita. “O médium tem obrigação de estudar muito, observar intensamente e trabalhar em todos os instantes pela sua própria iluminação.”

(Emmanuel. O consolador, perg. 392)

O Exemplo de Bezerra de Menezes

“No intuito de se dedicar mais ao Centro - pois via que neste setor é que maior necessidade havia de trabalho e abnegação – demitiu-se da presidência da Federação. Animava-o uma secreta intenção: fundar uma escola de médiuns. Kardec, em sua comunicação, dissera bem claro: “Para a propaganda, precisamos dos elementos constitutivos dela”. E indagava mais adiante: “Onde a escola de médiuns?”

Esta pergunta do mestre tornou apreensivo o nosso Bezerra. Em seu espírito batia, continuamente, a indagação aflitiva de Kardec: “Onde a escola de médiuns?”. E ele, de fato, não a encontrava em parte alguma. E foi para dar realização a esses pensamentos, que Bezerra fundou a escola de médiuns.”

(F. Aquarone. Bezerra de Menezes, O Médico dos Pobres, p. 87)