Família Evangelizada Sociedade Feliz

Quem somos

O Grupo Espírita Guillon Ribeiro é uma sociedade civil de caráter religioso, assistencial e cultural, fundada no dia 10 de julho de 1986, para execução do seguinte programa:

  1. o estudo, a divulgação e a experimentação do Espiritismo como religião, filosofia e ciência, baseado nas obras de Allan Kardec e nas que lhe são subsidiárias, por todos os meios que oferece a palavra escrita, falada e exemplificada;
  2. a prática da caridade espiritual e moral por todos os meios que estiverem ao seu alcance; e
  3. a execução de serviços assistenciais e educacionais.

Para a execução dos serviços assistenciais, educacionais e culturais propostos, o Grupo Espírita mantém suas Obras Sociais com caráter filantrópico e sem fins lucrativos, conforme determina seu Estatuto.

História

As primeiras atividades da Instituição foram desenvolvidas na Quadra 50 do setor leste do Gama e, na época, os trabalhos de evangelização infantil e juvenil, grupo de gestantes, sopa fraterna, além de outros, eram realizados sob as árvores e sob o amparo do Pai Criador. Inicialmente as atividades eram realizadas aos domingos e, após a expansão das tarefas, foram estendidas para as segundas-feiras com reunião pública e passe.

À medida que os trabalhos iam crescendo, via-se a necessidade de maior organização e planejamento, com vistas ao atendimento dos objetivos e ideais traçados naquele grupo em formação. Em julho de 1986 funda-se o Grupo Espírita Guillon Ribeiro e suas Obras Sociais e define-se o lema que ainda hoje norteia os objetivos deste grupo: Família evangelizada, sociedade feliz.

Em 1993, finalmente o Grupo Espírita Guillon Ribeiro firma seus trabalhos na atual sede, localizada nas EQ 213/313 – Área Especial – Lote D, em Santa Maria. Nessa época, o assentamento de Santa Maria iniciava seu processo de ocupação, apresentando grande carência sócio-econômica. Essa realidade de carência podia ser observada na distribuição da sopa fraterna, onde cerca de 400 pessoas, todos os sábados, buscavam o alimento para saciar a fome de suas famílias.

Além da sopa, outras atividades eram realizadas no sentido de assistir às famílias carentes da comunidade, seja no aspecto material e, principalmente, no aspecto moral-espiritual. Foram levantadas as primeiras paredes e, pouco a pouco, a construção das salas foram sendo feitas, melhorando o atendimento à população de Santa Maria.

Após alguns anos de sistematização e crescimento das atividades da Casa, via-se a necessidade de um trabalho mais específico, que fosse de encontro às demandas socioeconômicas e espirituais da comunidade. Surge, então, no dia 2 de março de 1998, a Creche Espírita Meimei, possibilitando o atendimento às crianças de famílias carentes dessa comunidade. Junto a esse atendimento, são realizados visitas e acompanhamentos sistemáticos das famílias atendidas, promovendo-as integralmente em seus aspectos material, social, cultural, psicológico e espiritual.

Outras informações, referentes às diversas atividades desenvolvidas pelo Grupo Espírita Guillon Ribeiro podem ser obtidas visitando o link Institutos, no menu principal. Informações relacionadas ao funcionamento de nossa Creche podem ser acessadas no menu Creche Meimei.

Certificados e Registros

Grupo Espírita

CNPJ: 33.524.125/0001-70

Obras Sociais

CNPJ: 33.523.382/0001-97
Alvará de funcionamento nº 385/2010
Licença de funcionamento nº 116/2010
Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF - CDCA-DF: Resolução de registro nº 11 de 01/07/2019.