Família Evangelizada Sociedade Feliz

Instituto da Caridade

“[...] porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.” Jesus

O que é o Instituto da Caridade?

O Instituto da Caridade objetiva a formação de trabalhadores especializados para atuarem em todos os setores de assistência e promoção social da Casa Espírita e Postos de Assistência, bem como a promoção da família, por intermédio da educação pelo trabalho, ministrando cursos de laborterapia e profissionalizantes; reeducando pelas escolas de assistência ao alcoolista, aos de dependência química e problemas do sexo; à prevenção de suicídios e fobias, além do amparo à maternidade e ao idoso.

Por que implantar este Instituto na Casa Espírita?

“Envidar esforços, hoje e agora, em favor do esclarecimento das consciências humanas; contribuir com amor em prol da solidariedade entre as criaturas; ceder ao bem todos os investimentos possíveis; perseverar nos ideais relevantes e enobrecedores; zelar pela ordem e viver a caridade sob a meridiana luz do Evangelho desvelado pela Doutrina Espírita são compromissos e deveres de todos aqueles que confiamos na Vida e anelamos pelo bem na Terra como etapa próxima de ventura para todos.” Aristides Spínola

(Espíritos Diversos. Terapêutica de emergência, cap. 9)

Objetivos Específicos do Instituto da Caridade

  1. Possibilitar a promoção da família por meio do estudo da Doutrina Espírita;
  2. Promover a família, por intermédio da educação pelo trabalho, ministrando cursos de laborterapia e profissionalização;
  3. Preparar trabalhadores, por meio de cursos específicos, para atuar em instituições;
  4. Proporcionar assistência material por meio de doação da sopa, cesta básica, enxoval a recém-nascido, Caravana Francisco de Assis, assistência médica, odontológica e outros benefícios;
  5. Integrar, pela amizade e fraternidade, aqueles que buscam a instituição, criando ou reforçando laços de união e amor ao Cristo;
  6. Preparar dirigentes para a Campanha de Fraternidade Auta de Souza;
  7. Preparar e realizar caravanas assistenciais;
  8. Criar núcleos de Assistência.

E como podem ser realizadas essas atividades?

O Instituto da Caridade, em nossa Casa, compõe-se dos seguintes Núcleos de Trabalho, sendo coordenados por um dirigente específico:

1 - Triagem Assistencial

Compete ao Instituto da Caridade executar a triagem na recepção do assistido, no Centro Espírita ou no Posto de Assistência.

2 - Sopa Fraterna Bezerra de Menezes

É destinada à alimentação e ao tratamento das crianças e adultos que participam das atividades do Centro Espírita ou Posto de Assistência. Compete ao Instituto da Caridade providenciar os meios necessários para o preparo da sopa, bem como a escolha de seu dirigente. Será de caráter obrigatório o estudo do manual da sopa por todos que participam ou venham a participar desta atividade. Demais instruções, ver no Manual do Posto de Assistência e Manual da Sopa.

3 - Campanha de Fraternidade Auta de Souza

Tem por finalidade a divulgação da Doutrina Espírita nos lares (de porta em porta), por meio da difusão de mensagens de Espíritos reconhecidos evangelizadores, e bem assim, arrecadar donativos como roupas, alimentos, calçados, etc., a serem distribuídos às famílias carentes, previamente cadastradas.

4 - Caravana Francisco de Assis

É responsável pela assistência material às famílias assistidas que podem estar ou não vinculadas ao Centro Espírita ou Posto de Assistência. O atendimento à família é feito depois de verificada a necessidade por meio da triagem e visitas.

5 - Oficinas Móveis

As Oficinas móveis são responsáveis pelo trabalho de laborterapia, constituído de atividades manuais que visem despertar o espírito comunitário entre as mães. As atividades manuais são as seguintes: crochê, tricô, bordados, tapeçaria, pintura, costura, colchas de retalho, etc. Podem participar das oficinas móveis somente os matriculados na Escola de Evangelização de Adultos.

6 - Trabalho Comunitário com os Pais

É uma atividade realizada com os pais, onde se trabalha em regime de mutirão, reformando barracos, limpeza de quintais, e construindo cercas, em prol de uma família ou do Posto de Assistência.

7 - Instituto do Lar

Destinado ao acompanhamento de famílias previamente triadas que apresentem problemas mais graves, como: doenças terminais, desestruturação familiar, abandono e vícios.

8 - Assistência à Gestante

Consiste no amparo à maternidade, informando-a da importância da reencarnação, à luz da Doutrina Espírita, a sua preparação para uma gestação saudável e consciente, despertando-a para a prática do auxílio mútuo pela confecção do enxoval e ainda a prevenção do aborto.

9 - Caravanas de Assistência

Este setor é responsável pelo atendimento médico e odontológico, oferecendo serviços gratuitos com profissionais voluntários da área de saúde, ao auxílio e encaminhamento do alcoólatra, idoso, e dependente químico, vinculados às famílias carentes ligadas à Casa Espírita ou Posto de Assistência, e ainda a realização de campanhas preventivas ao aborto.

E como formar trabalhadores para este Instituto?

O Instituto da Caridade conta com a Escola para Formação de Trabalhadores. Este núcleo objetiva ministrar cursos doutrinários semestrais de preparação e especialização aos trabalhadores oriundos do Ciclo Introdutório que optaram pelo Instituto da Caridade. O curso é Teórico e Prático, ministrado semestralmente, sendo que as aulas teóricas terão três momentos: Parte Comum, Parte Diversificada e Auto-evangelização.